terça-feira, 24 de maio de 2011

Tempos

Existe o tempo da tristeza

Há um tempo em que tudo é inquietude, transtorno, insensatez. Atrelado a tudo isso parece que a vida humana agoniza, misturando tristeza com desespero, angústia com apatia, enfim, uma situação que muitas vezes beira à perplexidade. Muitas vezes temos de viver com esses sentimentos.
Quando somos jovens muitos dos pensamentos negativos não passam pelas nossas cabeças, enfim, o puro desespero muitas vezes não é concebido, salvo, por exemplo, algumas exceções próprias dos desvios de condutas do mundo adolescente, ou, por exemplo, a precoce morte de um membro da família.
De fato, existe o tempo da tristeza. Contudo, penso, existe algo que pode salvar e direcionar os caminhos de uma pessoa e transformá-la, se não na plenitude, mas na recuperação de sua dignidade humana. Menciono, por exemplo, a família, os profissionais de todos os tipos e, até mesmo indivíduos que vivenciaram os problemas de alguém que parecia estar à margem das coisas do mundo, na apatia, no desespero.
Tudo isso nos leva a crer que os sentimentos negativos podem ser superados na estrada da vida. Para isso todos nós devemos lançar mão de uma palavra transformadora: SOLIDARIEDADE.

........

Existe o tempo da alegria

Não acredito que uma vida é feita apenas de sofrimento, males de todos os tipos. Há também o tempo para o amor, a amizade, para bem-aventuranças.
No texto anterior “Existe o tempo da tristeza”, mencionei as minhas explicações sobre esse tempo. Penso que muitas concepções de negatividade seriam amenizadas e, por que não dizer, transformadas pelo amor, pelo perdão, enfim, por uma gama de sentimentos que transformariam o tempo do mundo dos sentimentos negativos para o tempo das coisas boas. Dessa forma e, por outras razões, a alegria pode ser gerada por uma festa, pelo nascimento de alguém, pelo casamento... Entretanto, como disse antes, a solidariedade, o amor ao semelhante, traz a concórdia e, também, o tempo da alegria.

Um comentário:

  1. Marcelo, é difícil vivenciar momentos de tristezas; quem já viveu sabe bem o que significa. Mas também é fato, somente com o sofrimento podemos avaliar com mais clareza os momentos de felicidade.

    A felicidade pode ser bem simples: uma tarde inteirinha para ficar com a família, ou ler um livro, ou receber algum amigo, um elogio, uma inspiração para escrever... Que bom podermos identificar os momentos de felicidade, não é mesmo? E por aí vai...


    Satisfação em conhecer seu blog....

    ResponderExcluir