terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O criar

O criar

No criar descobre-se o inevitável. Aquilo que não poderia deixar de existir. Se as pessoas são frutos de concepções, também inevitavelmente criam, pois qual seria o sentido de suas vidas?
No trabalho, ou seja, no sufoco do dia, as pessoas precisam fazer verdadeiras acrobacias, seja através do esforço físico, ou por jogos de cintura para não perderem seus empregos. Muitas vezes, quando criam, os indivíduos não agradam alguns, pois é impossível ter um comportamento que satisfaça determinadas pessoas na vida. Por exemplo, os chefes de uma repartição pública: jamais terão trabalhos perfeitos de seus subordinados, pois o estado paga pouco por suas atividades. Isso não acarretaria um desestímulo à criação?
Por outro lado, veja-se o caso de um aluno na escola. Como poderia dar vazão a sua criação, se na maioria das vezes os professores, não querendo desmerecer a classe, são pessoas despreparadas, desmotivadas, isto é, sem estímulo também eles próprios, para criar na mente de seus pupilos algo que dê interesse para seguir determinada carreira. É claro que na vida universitária é um pouco diferente, ou seja, existe um nível de conduta mais elevada, pois o aprendizado de vida molda a atitude de professores e alunos.
Um outro aspecto interessante, com relação ao criar, é necessário que se mencione: a condição humana. É cientificamente provado que, quando nascemos, nossos neurônios são destruídos de uma maneira desproporcional. Esse fenômeno parece acontecer com todas as pessoas e, de certa forma, durante toda a vida, somos instigados a querer recuperar o tempo perdido. Porém, a beleza da vida não é tirada, pois a satisfação das pessoas vem no momento em que reconhecemos que precisamos ajudar uns aos outros. Já diziam alguns que a vida é um mito. Mito na concepção da palavra, significa imitação. Podemos dizer que somos verdadeiros imitadores uns dos outros. Criar parece ser isso: uma imitação que fazemos na vida. O artista cria, ou seja, imita. O médico cria, isto é, analisa o diagnóstico do paciente. E por aí vai.
Concluindo, nota-se que tanto profissionais, trabalhadores, alunos, ou seja, todas as pessoas, de uma forma ou de outra, estão em processo de criação, já que estão vivas e precisam descobrir o mistério de suas vidas.

Um comentário:

  1. Que belo texto que você criou Céio!! Parabéns!! Realmente, estamos sempre em busca de novas criações, dando vazão a sede de infinito que habita em nosso ser. Em busca da criação perfeita como a do Pai Eterno...embora imperfeita, a criação humana chega, em muitos momentos, a ser divina...assim como foi o seu texto. Parabéns Marcelo!! Vá em frente!!
    Um abraço, :)
    Suzi.

    ResponderExcluir