terça-feira, 24 de maio de 2011

Tempos

Existe o tempo da tristeza

Há um tempo em que tudo é inquietude, transtorno, insensatez. Atrelado a tudo isso parece que a vida humana agoniza, misturando tristeza com desespero, angústia com apatia, enfim, uma situação que muitas vezes beira à perplexidade. Muitas vezes temos de viver com esses sentimentos.
Quando somos jovens muitos dos pensamentos negativos não passam pelas nossas cabeças, enfim, o puro desespero muitas vezes não é concebido, salvo, por exemplo, algumas exceções próprias dos desvios de condutas do mundo adolescente, ou, por exemplo, a precoce morte de um membro da família.
De fato, existe o tempo da tristeza. Contudo, penso, existe algo que pode salvar e direcionar os caminhos de uma pessoa e transformá-la, se não na plenitude, mas na recuperação de sua dignidade humana. Menciono, por exemplo, a família, os profissionais de todos os tipos e, até mesmo indivíduos que vivenciaram os problemas de alguém que parecia estar à margem das coisas do mundo, na apatia, no desespero.
Tudo isso nos leva a crer que os sentimentos negativos podem ser superados na estrada da vida. Para isso todos nós devemos lançar mão de uma palavra transformadora: SOLIDARIEDADE.

........

Existe o tempo da alegria

Não acredito que uma vida é feita apenas de sofrimento, males de todos os tipos. Há também o tempo para o amor, a amizade, para bem-aventuranças.
No texto anterior “Existe o tempo da tristeza”, mencionei as minhas explicações sobre esse tempo. Penso que muitas concepções de negatividade seriam amenizadas e, por que não dizer, transformadas pelo amor, pelo perdão, enfim, por uma gama de sentimentos que transformariam o tempo do mundo dos sentimentos negativos para o tempo das coisas boas. Dessa forma e, por outras razões, a alegria pode ser gerada por uma festa, pelo nascimento de alguém, pelo casamento... Entretanto, como disse antes, a solidariedade, o amor ao semelhante, traz a concórdia e, também, o tempo da alegria.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vou ver a praia

Vou ver a praia
Onde meus olhos enxergam...
As ondas espumosas e longínquas
Que me despertam emoções.

Vou ver a praia
Fonte também de inspiração.
Praia que cata os ventos
Que dos tempos meus
Trouxe-me os sonhos
E recriou meus estados curiosos.

Vou ver a praia
Para molhar meus pés
Esperando marés
Que as ondas me trouxerem.

Vou ver a praia
Para pensar que fui criança
E jamais pensei ter criado
Minha praia em poesia.

M.A.C.

sábado, 7 de maio de 2011

Meus e nossos assuntos




Assuntos globalizantes
Nossos, meus, de todos os homens,
De todos os que respiram o ar,
Que seca nossos pulmões.

Assuntos da vida,
Assuntos da terra, fogo e mar.
Fisicos e químicos assuntos;
Importantes assuntos.

Assuntos que se expandem
Nos congressos de tantos especialistas
De nossos estados, nossos ambientes.
Sejam discutidos assuntos.

Assuntos comentados e recomentados
Que viram notícias...
Assuntos bombásticos
Da vida latente.

Assuntos...
Vamos falar sobre eles.

M.A.C